Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Vouzela assinala mês da prevenção dos maus tratos na infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Vouzela (CPCJ), com o apoio de todos os seus parceiros, vai promover pelo terceiro ano consecutivo o Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância, uma comemoração que decorre durante o mês de abril, em todo o território nacional e internacional.

Com o objetivo de despertar a consciência da comunidade para o seu papel na prevenção dos maus tratos infantis e juvenis, promover a prática de uma parentalidade positiva nas famílias (sem recurso a comportamentos violentos) e consciencializar crianças e jovens para os seus direitos e deveres,a CPCJ de Vouzela irá desenvolver um conjunto de atividades que se integram nesta vertente preventiva.

As comemorações têm início no dia 2 de abril, com a dramatização da história “As mãos não são para bater” de Martine Agassi, dinamizada pela equipa da Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo. Destina-se a crianças e jovens dos 3 aos 12 anos e terá lugar na galeria Leituras (in)esperadas, pelas 15h30.

Segue-se, no dia 3, a colocação de laços azuis em todos os edifícios públicos da vila e a divulgação do vídeo “Presente perfeito, melhor futuro” da autoria do Município de Vouzela e da CPCJ.

De 5 a 13 de abril, o programa de ocupação dos tempos livres “Páscoa em Cheio” irá promover diversas atividades lúdicas alusivas à temática da prevenção dos maus-tratos e no dia 8 de abril, durante a reunião ordinária da Assembleia Municipal, serão distribuídos laços azuis, a história do laço azul e será apresentado um texto aos elementos presentes na sessão.

A 19 de abril, decorrerá no auditório municipal, pelas 14h, a iniciativa “(Em) conversas com...” sobre bullying e cyberbullying e de 19 até 28 de abril a GNR andará nas estradas com a iniciativa “Operação STOP maus tratos” desenvolvida com as crianças do 1º ciclo do concelho.

As comemorações irão terminar a  26, com a distribuição e história do laço azul e largada de balões durante a Assembleia da Juventude e à tarde, pelas 15h30, no cineteatro, com a realização da peça ”Sem Medo Maria” pelo Grupo de Teatro Molhe de Grelos, numa adaptação da obra literária de Fernanda Freitas. A iniciativa destina-se aos alunos do 9º ano, ensino secundário e profissional.


Para além destas atividades, outras irão decorrer pelo concelho dinamizadas por diversas entidades que, sensibilizadas pelo tema, se irão associar ao mês da prevenção dos maus-tratos na infância.

Sem comentários: