Espaço de notícias da região centro

sábado, 1 de abril de 2017

Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas vai atuar no teatro Carlos Alberto no Porto

Com o apoio do Município de Vouzela, o Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas vai participar no espetáculo intitulado E-NXADA, uma co-criação da Binaural/Nodar e da companhia de circo contemporâneo ERVA DANINHA que estreará em abril, no Teatro Carlos Alberto, na cidade do Porto.

Influenciado pela ruralidade das aldeias de Lafões, o espetáculo junta a criação sonora baseada nas recolhas da Binaural/Nodar à criação circense, teatral e coreográfica da Companhia Erva Daninha, contando ainda com o contributo ao vivo do Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas, numa homenagem à força telúrica destes cantares serranos de terras Vouzelenses.

Segundo Luís Costa, diretor da Binaural/Nodar,  a obra toma uma alfaia agrícola, a enxada, como símbolo e motivo principal de todo o espetáculo, o qual terminará com a interpretação ao vivo de vários temas pelo Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas, “que foi escolhido como exemplo vivo de uma expressão autêntica do canto rural em que muitos dos seus temas são diretamente relacionados com fases dos ciclos agrícolas (sementeiras, malhas, desfolhadas, etc.)”, explicou o responsável.

A estreia do espetáculo será no dia 19 de abril, pelas 21h, no Teatro Carlos Alberto (integrado no Teatro Nacional de São João) no Porto, (com a presença ao vivo do Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas), e sessões adicionais nos dias 20, 21, 22 e 23 Abril, estas datas com a presença na forma de gravação sonora dos cantares do grupo.

“A escolha do Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas para participar neste espetáculo teve como motivo o lançamento próximo do livro + CD do grupo intitulado “Entre o Céu e a Terra”, o qual a Binaural/Nodar está a preparar em estreita parceria com o referido grupo e com o Município de Vouzela”, acrescentou Luís Costa.

A publicação será apresentada ao público no dia 29 de abril, à tarde, na sede da Associação Recreativa e Cultural de Carvalhal de Vermilhas, em Vermilhas.


Quer o espetáculo E-nxada quer a publicação do Grupo de Carvalhal de Vermilhas fazem parte das atividades integradas no contrato tripartido entre a Direção Geral das Artes, a Binaural/Nodar e o Município de Vouzela. 

Sem comentários: