Espaço de notícias da região centro

sábado, 21 de outubro de 2017

Comunicado da Câmara Municipal de Vouzela

Face aos incêndios que devastaram o nosso concelho nos dias 15 e 16 de outubro, a Câmara Municipal de Vouzela estruturou um plano de ação e ativou um conjunto vasto de equipas no sentido de acudir às principais urgências e prioridades desta tragédia sem precedentes. Para o efeito chamou a proteção civil, ação social, ambiente, infraestruturas públicas, saúde, segurança social, apoio a empresas, setor agrícola e florestal e sanidade animal, num grande esforço de colaboração e articulação direta com as juntas de freguesia do concelho.

Durante esta semana, a prioridade foi realojar as pessoas das 24 habitações que arderam totalmente no concelho.

Por questões de saúde pública, foi também uma prioridade enterrar os animais mortos, às centenas por todo o concelho.

Procurou-se restabelecer o abastecimento de água e estamos a interceder junto das entidades competentes para rapidamente serem repostas a eletricidade e as comunicações.

Têm estado a decorrer campanhas de angariação de bens alimentares, produtos de higiene, utensílios de cozinha, e que podem continuar a ser entregues nos Bombeiros de Vouzela. Foram também solicitados eletrodomésticos, materiais de construção, bem como rações e pasto para os animais e cuja distribuição já se encontra a ser feita.

A campanha de roupa e calçado foi, entretanto, suspensa porque todas as necessidades identificadas estão já supridas.

Está também a ser realizado o inventário das habitações danificadas, segundas habitações, anexos agrícolas e imóveis devolutos, cujos impressos podem ser pedidos nas juntas de freguesia e depois de preenchidos, devolvidos novamente nas juntas ou na Câmara Municipal. Relembrar que este levantamento não assegura indemnizações a ninguém, mas é fundamental para se conhecer os reais prejuízos da população do concelho de Vouzela. Apesar disso, importa acrescentar que a autarquia está empenhada em interceder junto de várias entidades e organismos que para os prejuízos possam vir a ser compensados.  

Noutra frente, está também a proceder-se ao levantamento preliminar das pessoas/ empresas que tiveram prejuízos com a sua atividade económica, bem como de prejuízos agrícolas e pecuários.

É importante alertar também para a possibilidade de burlas. Infelizmente, as populações mais afetadas pelos incêndios são também as mais vulneráveis às burlas.

Noutros municípios já se verificaram situações de indivíduos que se fazem passar por funcionários da Câmara, da EDP, ou outra entidade, para tentarem burlar ou mesmo assaltar as pessoas que foram afetadas pelos incêndios. Muito provavelmente no nosso concelho também virão a acontecer casos semelhantes.
Para evitar as burlas, o Município de Vouzela alerta as populações para estarem atentas e para desconfiarem de estranhos!
Para denunciar eventuais casos às autoridades, é necessário retirar o máximo de informação possível sobre o burlão ou burlões, nomeadamente características físicas, matrícula do carro, etc.

Finalmente, dizer que foi criada uma conta bancária para apoiar a população afetada e que será única e exclusivamente gerida pela Câmara Municipal de Vouzela. Chama-se “Vouzela Solidária”

NIB 0045 3190 4029 3068 778 19 – Crédito Agrícola

Quem precisar de contactar a autarquia por qualquer motivo, saiba que o poderá fazer para o 232 740 740 ou pelo mail geral@cm-vouzela.pt

A todos os Vouzelenses uma palavra de conforto, coragem e de agradecimento pela união de esforços e apoio ao próximo!

A todos aqueles que têm manifestado a sua solidariedade com o povo do concelho de Vouzela, quer através de donativos quer de afeto e palavras de alento, e têm-nos chegado de norte a sul do país e inclusive do estrangeiro, numa onda verdadeiramente esmagadora de apoio, dizer-vos que esses gestos têm sido a luz que tem iluminado o negro que vemos ao nosso redor! Estamos gratos e vamos honrar a vossa generosidade!

Com a ajuda de todos, vamos dar cor ao concelho de Vouzela!  


Sem comentários: