Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Informação e a construção da democracia

No distrito de Viseu não decorreu nenhum debate em órgãos de comunicação social, entidades educativas, culturais ou sociais que envolvesse todas e todos as/os candidatas/os.
O tempo de antena não foi semelhante para os partidos, não permitindo portanto às/aos eleitoras/es saber e refletir sobre quais as propostas que cada partido apresenta para a construção do país.. Não houve nenhum espaço que permitisse a troca, a partilha e o tão necessário conflito de ideias que nos ajudam a fomentar a democracia. Não houve por isso espaço aos eleitoras/es assistirem ao saudável confronto das/os candidatas/os a esta eleição pelo círculo eleitoral de viseu.

A democracia é atualizada e fortalecida pela existência de diversas opiniões que se confrontam e assim promovem a construção de uma governação que assente - quando focada no essencial - nas necessidades das populações e no seu desenvolvimento.
Os meios de comunicação social, entidades culturais, sociais, educativas, industriais,  comerciais e toda a sociedade civil devem ser “forças vivas”, cumprindo o seu papel no que concerne ao apoio à participação cidadã e à democracia, promovendo o debate, a reflexão e o espírito crítico para que a sociedade possa escolher de forma o mais consciente possível. 

Contabilizando apenas o trabalho feito em sede de assembleia da república, contam-se mais de 300 iniciativas diretamente relacionadas com os concelhos do nosso do distrito.
Durante estes meses, levámos a informação a todos os 24 concelhos,  longe da centralidade do Distrito, como Penedono e Resende, e promovemos sessões de esclarecimento e debate fora dos centro urbanos, em pequenas aldeias como Rompessilha ou freguesias como São João de Areias.

A apatia da sociedade civil condiciona as opiniões, mas mudar o panorama político do distrito é possível. Podemos pela primeira vez eleger alguém de esquerda pelo distrito de Viseu. É possível que haja maior liberdade de expressão, mais debate e a democracia seja respeitada.
Vemos essa vontade na recepção das pessoas quando percorremos as ruas do distrito e nas sondagens. Mas confiamos porque já o vimos nos votos que a população deste distrito dito conservador deu ao Bloco de Esquerda durante as Europeias.

Sem comentários: